sexta-feira, agosto 1

Porquê ler Marx hoje?

A tradução é de Joana Frazão e de Francisco Frazão. Editado pela Edições Cotovia em 2003 e autorizado pela Oxford University Press.
O Autor, Jonathan Wolff apresenta (2002) um interessante livro baseado nas suas lições, enquanto professor de – Ensino do Marxismo no Departamento de Filosofia no University College de Londres.
É na actualidade económica e social que se revela se o espírito Marxista está ou não morto, e casos como a TAP, em que os trabalhadores exigem melhores salários com o argumento de que os lucros “exagerados” da empresa deveriam ser repartidos com todo o corpo orgânico da empresa (empregados minoritários incluídos).
O livro é interessante para quem conhece Marx através de cafés ou comícios Comunistas, porque liberta-nos de mitos ignóbeis, basta ver por exemplo as declarações mensais do Secretário-geral do PCP na Assembleia da Republica. Como é sabido Marx dizia que não era Marxista, o que levanta sérias dúvidas sobre todo o sistema que o comunismo envolve. Poucos revelam o humanismo ou até a visão positivista que o pensamento cuidadoso de Marx tentava expor, se bem que, Marx nunca conseguiu propor um modo de organização da sociedade. A “luta”, essa sim, era uma alerta contra o perigo do capitalismo selvagem, onde a liberalização do consumo levantaria graves e sérios problemas ao mundo inteiro.
A Superveniência que irradiava dos ensinamentos propositados de Marx são ainda hoje fonte de inspiração para os mais novos e não para as classes políticas. Vejamos este paragrafo:
“Nos nossos dias tudo parece prenhe do seu contrário. A maquinaria, dotada com o poder maravilhoso de diminuir e frutificar o trabalho humano, mata-o à fome e fá-lo trabalhar em excesso. As novas fontes de riqueza, por algum estranho sortilégio, transforma-se em fontes de escassez. As vitórias da arte parecem compradas pela perda de carácter. Ao mesmo ritmo que a humanidade domina a natureza, o homem parece tornar-se escravo de outros homens ou da sua própria infâmia. Até a luz pura da ciência parece incapaz de brilhar excepto contra o fundo escuro da ignorância”. (M. 368)
Porquê ler Marx Hoje? é um verdadeiro manual e uma iniciação à vida pensamento de C. Marx, porém é um livro de filosofia onde aborda certas questões que para os menos familiarizados na área pode passar despercebido, mas mesmo assim é um convite a uma “espiritualidade” intrínseca.

2 comentários:

Renato Martins disse...

e saramago disse recentemente: marx esta mais actual hoje que dantes.

Anónimo disse...

" Como é sabido Marx dizia que não era Marxista," Onde leu tal coisa? - Agradecia a informação.

aafonso.sousa@sapo.pt