quinta-feira, setembro 25

Porno Diesel - 11 de Outubro de 2008

Este anuncio publicitário revela-se crucial para activar o espírito critico da populaça. Do ponto de vista artistico ou criativo; o pequeno anuncio não vulgariza, mas também não pasma a alma. É simplesmente arrojado e isso basta para dar que falar, enfim... a ideia é essa não é?!

----> X X X <----

quinta-feira, setembro 18

Bibliografia - Contributos, Filosofia da Mente, Corpo - Mente.

CURADO, M, Luz misteriosa. A consciência no mundo físico, Vila Nova de Famalicão, Quasi Edições 2007
E. Swedendorg, Regnum Animale, 1744.
H. Bergson, A Evolução Criadora, Edições 70, Lisboa, 2001
K. Jaegwon, Mind in a Physical World, MIT Press, 2000.
K. Nordström e J. Ridderstrale, Capitalismo Karaoke, Editor Público, 2006
Lutjen – Drecoll / Rohen, Atlas da Anatomia: Os Sistemas Funcionais do Corpo Humano, Editora Manole, 2002
P. S. Churchland, Brain-Wise Studies in Neurophilosophy, MIT Press, 2002.
REY, G, Contemporary Philosophy of Mind, Blackwell Publishers Inc., 1997
Santo Agostinho, Confissões, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 2000

Recursos Multimédia:

http://books.google.com/
Newsweek, edição online de 26 de Janeiro de 2004
http://en.wikipedia.org/wiki/Emergence
http://www.lehigh.edu/~mhb0/emergence.html
http://www.rmki.kfki.hu/biofiz/cneuro/tutorials/como/comoall/

sexta-feira, setembro 12

The Love Guru - A ignorância é rentável

“The Love Guru” apresenta-se como uma sarcástica e irónica homenagem aos valores espirituais e não religiosos da actual sociedade ocidental. Ainda sem data de estreia marcada para Portugal, o filme remete-nos para uma sociedade básica a nível de pensamento e ingénua nas causas do amor e da relação. O argumento é inteligente e atinge a subtileza, comparado com o estilo de filme que é, a narrativa é típica de filmes desta natureza (grandes produtoras = grandes lucros logo grandes clichés) mas a leveza com que o filme expressa o “espiritualismo” e o “comercio” do mesmo é certamente perspicaz e merece algum destaque.
Mike Myers apresenta-se menos exposto à caracterização que lhe é característica em filmes como "Austin Power – GoldMember", porém este alcança um bom nivel na performance musical, "The love guru" é um filme obrigatório para toda a populaça e culturas.
Circulou uma petição lançada pela comunidade Hindu americana onde se sentiu ofendida pela imagem que o filme transmitia do Hinduísmo, depois de ver o filme não achei o filme delinquente nem tampouco a roçar a ofensa religiosa. O filme é sim, um sábio e irónico “ataque” em que até Gil Vicente se iria identificar.
O Oriente está na moda, as pessoas procuram palavras que tenham o efeito aspirina C, ou seja, que resolvam os seus problemas, querem conforto, e toda a espiritualidade oriental dá o que procuram. A crítica como sempre, deu nota negativa ao filme, mas... vejam!

quarta-feira, setembro 10

O Ateísmo ciêntifico emergente - Monsenhor Ângelo Alves

A Fundação Voz Portucalense acabou de editar 500 exemplares de uma belíssima obra filosófica, onde reúne um conjunto de textos publicados por Monsenhor Ângelo Alves no jornal Voz Portucalense. O sub titulo é Evolução Natural ou Criação Divina? O prefácio é de D. Manuel Clemente.
A compilação revela sem preconceitos toda a ideia e polémica criacionista que assola a nova tendência cientifica e filosófica.
M. Ângelo Alves apresenta uma imparcialidade relevante e contesta o espírito livre do pensamento Humano. O que me fascinou também, foi o facto de que existem pensadores que fogem da "seita" dos analíticos. É interessante mas ao mesmo tempo assustador saber que a "Internet" é dominada por poucos analíticos, mas são bastante aguerridos no seu pensamento. É possível adquirir o livro nas Editoras religiosas de cada Diocese (Jornal da Beira - Viseu p.e) ou então por mail vp@voz-portucalense.pt
M. Ângelo Alves é professor Jubilado da Faculdade de Teologia do Porto - Universidade Católica. Doutor em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma, é autor entre outras obras, dos livros - O sistema Filosófico de Leonardo Coimbra (1962) e - Leonardo Coimbra, Filósofo da Liberdade e do Amor Infinito (2003)

terça-feira, setembro 9

Alan Ball regressa com True Blood



Client: HBO Agency: Digital Kitchen Concept: Rama Allen, Shawn Fedorchuck Executive Creative Director: Paul Mattheaus CD/Designer: Matthew Mulder Designer/Compositor: Ryan Gagnier Designer: Rama Allen, Camm Rowland, Ryan Rothermel Director: Rama Allen, Morgan Henry, Matthew Mulder, Matt Clark, Trevor Fife Executive Producer: Mark Bashore Producer: Morgan Henry, Kipp Christiansen

A Liberdade de Existir (2/2)

Uma outra tese apresentada por diversos autores é a da Superveniência. Como já foi referido atrás, o Homem existe como – Ser num mundo físico.[1] Existe um Dualismo, que faz com que o Corpo propriamente dito se apresente num nível básico da física, e os fenómenos mentais, como a consciência etc. emergem num nível superior da física.
A Superveniência apresenta-nos uma teoria em que os fenómenos de nível superior emergem dos de nível básico.
O relacionamento de propriedades provoca um estímulo irredutível, ou seja, a relação entre o físico e o não físico é inegável, porque existe uma ligação (Epifenomenismo).
Jaegwon Kim reivindica as propriedades que emergem do físico como o Fisicalismo da Superveniência. O grande paradigma dos Fisicalistas é não conceber um lugar para a mente e que esta não seja propriedade da mesma. Contudo, Kim vai mais longe e consegue de forma refinada expor a questão primordial do mundo físico. De onde vem o Físico? O mundo tal como o conhecemos é um conjunto de “nadas” que se juntam para formar propriedades de matérias agregadas em partes. A congregação física (Fisicalismo) é por si só uma Superveniência das próprias substâncias.[2] Como já vimos, estes níveis básicos da física (massa, forma, tamanho, electricidade etc.) mas àquilo que chamamos se sistemas complexos (organismos biológicos) parecem à primeira vista não – físicos, porque não são investigados ou estudados pelas ciências físicas. De acordo com isto os sistemas mentais (juízo, sentimentos, emoções…) são propriedades relacionadas à existência não - física.
Se a substância X emerge da Y então X apresenta-se como Y x 2? A Superveniência indica (supera) a independência, ou a maioridade atingida pelas propriedades mentais junto das físicas, ou seja, existe uma independência entre as propriedades “básicas” das “superiores”. A física fica de “fora” dos eventos mentais.
Kim devora todo este conceptualismo fisicalista porque analisa o fenómeno Humano na categoria da demonstração. Isto quer dizer que quando olhamos por exemplo para uma escultura, apesar de pedra o efeito trabalhado cria a emoção de ser belo ou não, eis a Superveniência resumida.
Epifenomenismo, Superveniência e Emergentismo possuem o mesmo grau de identificação. São na prática a mesma coisa, cujo papel é refutar de certa forma o radicalismo do fisicalismo reducionista. O Emergentismo foca a relação entre as partes, é precisamente nessa mesma união que surge a matéria sensível. Esta relação só pode ser solidificada perante várias possibilidades, como a necessidade de existir uma condição e uma espécie de conjuntura. Depois desta abordagem sistémica a dinâmica “emerge” dando a possibilidade aos “nadas” de se conseguirem articular para fomentar a capacidade de se tornarem propriedades novas.
Estas redes independentes podem ser vistas como um formigueiro. Onde a escala de cada habitat é visto como propriedades dos sistemas biológicos ou seja, emergentistas. A ideia trabalhada pelos actuais “emergentistas” é quase toda ela computacional e onde envolve questões sobre a Inteligência Artificial e da Computação.
Considere uma mesa de cozinha. Uma mesa parece ser uma entidade de seu próprio direito - grande, com uma forma particular, sólida, capaz de suportar objectos menores, e assim por diante».
Mas nós supomos também que esta é feita de moléculas, e, por sua vez, átomos, e, numa volta mais adicional, várias partículas sub-atomicas. Talvez a única realidade física é o swarm dos quarks, neutrões, e electrões que compõem a tabela, e todas as outras propriedades, do sólido, não dão forma, e assim por diante, não são mais do que manifestações das interacções entre aquelas partículas. [3]
É na computação de sistemas de informação complexos que o emergentismo se desloca para a contemporaneidade. Se na Superveniência os sistemas ditos complexos são de foro social e cognitivo, e onde o ente é analisado num ambiente do próprio sistema naturalista, o emergentismo tem o mesmo efeito mas em matérias e redes de produtos de propriedades novas e mecânicas ou artificiais. Porque o Futuro passa por tudo aquilo que esteja fora de uma manualidade. Assim, a nova ferramenta tem o nome de mente (criatividade).
Contudo, a definição mais proclamada sobre o emergentismo é a de uma visão da natureza estratigráfica, por camadas e essas camadas são dispostas em termos de complexidade de forma crescente.
[1] Referimo-nos a teses de Brian McLaughlin, Karen Bennett e Lloyd Morgan.
[2] K. Jaegwon, Mind in a Physical World, MIT Press, 2000.
[3] M. H. Bickhard e D. T. Campbell, Emergence in http://www.lehigh.edu/~mhb0/emergence.html. Todas as traduções apresentadas são da minha autoria.

sábado, setembro 6

Paulo Pedroso na AR

O Ex- Porta voz do Partido Socialista, Paulo Pedroso, vai regressar já esta Segunda - Feira (dia 8 de Setembro de 2008) à Assembleia da Républica. O mais inquietante é que este senhor é acusado, ou foi acusado, de práticas sexuais com menores, menores estes, da Casa Pia de Lisboa. O que choca mais nesta situação, é o facto deste senhor ter mesmo cara de rabeta. Agora, o
o estado vai ser obrigado a indemnizar este senhor que se portou mal. É claro que vai ser o contribuinte a pagar. Esta história é tipica e começa já a entrar no cliché, senão vejamos. O governo é socialista, o pederasta é socialista, logo (as premissas estão quase certas) o estado paga, mas paga, não porque é justo, mas porque fica tudo em casa. Todos sabemos da desacreditação dos órgãos estatais, aliás, é fácil desvirtuar toda a constituição, basta saber bem o código penal. A lei é feita para estar acima do homem e nunca o contrário. Existiram actos graves de abusos a menores, haviam culpados, onde estão eles? Melhor ainda, e quem vai indemnizar as crianças? Não terão as crianças razões naturais e verdadeiros para se sentirem também elas lesadas pelo estado? Onde se encontra o Estado para proteger e reservar o acompanhamento da dignidade humana? Pois bem... O pederasta Pedroso acha que com o dinheiro é definitivamente compensado por todas estas “injurias”, em quanto? 650 mil euros por prisão ilegal? As crianças não pedem nada e sabem porquê? Porque sabem que não existe dinheiro que pague a dignidade humana.

Logradouro e uns tantos Amigos - CONVITE

Um grupo de amigos estudantes da Faculdade de Belas Artes em Lisboa organizam uma exposição de alguns dos seus trabalhos. Pintura, fotografia, escultura etc... A inauguração é dia 11 de Setembro às 22 horas (ver destaques).

sexta-feira, setembro 5

Cinema Brasileiro

O cinema brasileiro é desmedidamente rico. Para além de ter um corpo cultural deveras rico, a industrial brasileira desde o inicio do século XX mantém latente o talento natural da representação com a indústria audiovisual. O Brasil é um pólo de desenvolvimento experimental em todas as áreas, porém, tal como na Europa, os governos não desenvolvem as capacidades de incentivos para a criação artística. A solução passa pelos privados, onde a estratégia comercial passa por difundir produtos e meios no cinema. “Desde 2002 o investimento da Petrobras em projectos culturais aumentou 190% e passou de R$ 90 milhões para R$ 261 milhões. Em 2005 foram R$ 235 milhões.” Mesmo assim, a Lei do Audiovisual brasileira, tem feito um grande esforço na construção de infra-estruturas nas zonas mais recônditas do imenso Brasil.
Inicialmente, os italianos emigrantes, foram responsáveis por aquilo que conhecemos do cinema brasileiro, foram os impulsionadores, (mais do que os portugueses) é esta influência que ainda se mantém em diversas áreas (Telenovelas, publicidade etc…) os vizinhos americanos do norte, não se esqueceram do nicho brasileiro e grandes produtoras de Hollywood estão atentas a projectos válidos, se bem, que a ideia existente entre as artes independentes e “comerciais” trazem alguma desconsideração no que se produz. O canal Globo, que muitos portugueses conhecem através das novelas, é um belo exemplo da aposta cinematográfica. Como ambos os governos estão mais interessados em manter as relações económicas, e onde mesmo assim, Portugal não consegue impor-se, será que algum dia conseguiu? Resta-nos aceder ao cinema brasileiro através do download, e é aqui que temos acesso a importantes obras da ficção brasileira. Menciono por exemplo este e este e deixo aqui a ligação do mininova. Relativamente à industria musical brasileira, deixo isso a cargo de Henrique Amaro da Antena 3.

Ligações: 1_2

Brazilian Cinema - Randal Johnson, Robert Stam (books Google)

quinta-feira, setembro 4

Um mail pela Bemposta

Sejamos persistente na defesa do património nacional. A Ponte Romana situada na Bemposta precisa de uma emergente atenção. A necessidade de pressionar as entidades "competentes" tem que ser rápida. por isso enviemos um mail ao Director do IPPAR de Castelo Branco para que este leve a sério o caso da Bemposta. Basta um mail com o assunto: "Pela Ponte Romana da Bemposta".
drcb.ippar@ippar.pt (Director Arqtº José da Conceição Afonso)
NO DIA 22 DE AGOSTO DE 2008, DEU ENTRADA O PROCESSO nº 576382 NO INSTITUTO PORTUGUÊS DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO DIRECÇÃO REGIONAL DE CASTELO BRANCO, O PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DA PONTE ROMANA DE BEMPOSTA, FOI ENTREGUE A SEGUINTE DOCUMENTAÇÃO:

- MEMÓRIA DESCRITIVA, FICHA DE INVENTÁRIO,
- LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO,
- LEVANTAMENTO ARQUITECTÓNICO,
- DADOS CARTOGRÁFICOS,
- ORIGEM, ENQUADRAMENTO,
- DESCRIÇÃO E PORMENORES IMPORTANTES,
- ESTADO DE CONSERVAÇÃO,
- BIBLIOGRAFIA,
- CARACTERIZAÇÃO ARQUITECTÓNICA.

O PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO PODE LEVAR ANOS, MAS FICA A ESPERANÇA DE A VER RESTAURADA UM DIA EM QUE AS ENTIDADES LOCAIS, REGIONAIS E NACIONAIS, PERCEBEM QUE SE TRATA DE UM IMPORTANTE MONUMENTO NACIONAL.

SEMPRE EM ACTUALIZAÇÃO, VISUALIZAÇÃO DO DOCUMENTO EM WWW.GENS-ISIBRAIEGA.BLOGSPOT.COM



P´ELO PATRIMÓNIO DE BEMPOSTA

DANIEL LOPES

A voz da Irmã Glenda

Tenho medo das pessoas que são atraentes vocalmente. A atracção não tem que ser necessariamente visual ou estética, a voz por exemplo é um excelente meio de atracção. Tenho uma sensação quase inata de que as pessoas são tão bonitas (esteticamente) como a sua voz, porém engano-me sempre. Quando era mais novo, admirava muito a voz da Irmã Glenda, não pela sua mensagem musical ou espiritual porque não percebia muito de espanhol, mas aquela voz era impressionante e acalmava-me o espírito. Certo dia tive a oportunidade de -A ver ao vivo em Toronto. Como qualquer jovem acabado de sair da puberdade, aquela seria uma oportunidade de ver um “ídolo” ao vivo, é claro que estava nervoso, porque não saberia como aguentar a pressão de estar junto à mulher mais bonita do mundo, não que eu já a tivesse visto, não havia youtube, mas porque eu tinha criado uma imagem muito própria da sua beleza. Imaginava-a com uns belos cabelos ruivos e uma altura que me obrigava a olhar bem cá de baixo. As suas mãos seriam delicadas e o seu estilo seria o mais alternativo possível.
A história apresenta a voz como um feitiço capaz dos maiores feitos, sejam eles positivos ou negativos, no caso de Ulisses o canto das sereias tinha um poder de atracção (tentação), na liturgia a voz é a alma da oração. Pois bem, que se pode fazer quando se está encantado?
Tinha já planeado uma vida feliz a dois. Eu e a Glenda. Estava a chegar ao Exhibition Place quando vejo um grupo de jovens de diversas nacionalidades a rirem desalmadamente, ao passar junto a eles, o meu amigo Agostinho avisa-me que estava ali a Irmã Glenda. Por momentos, na minha ingénua imagem mental, julgava estar certo e perguntei-lhe se era a que estava com a viola às costas e que usava um belo aparelho com as cores do Peru. Mas não, a minha musa inspiradora, aquela que me acalmara durante anos o espírito inquieto era uma simples e modesta freira. Baixa, cheiinha, cabelos pretos e muito branca. A minha alma ficou parva. Voltara de novo para a condição humana. Como foi triste descobrir que a voz é única e solitária, e só a alma acompanha o que a voz alcança. Tive medo e fugi, não sei se do espanto pretensioso se da voz da Irmã Glenda. A voz pode ser ouvida mas não vista, aqui.