terça-feira, dezembro 29

Paul Virilio - dromologia

imaterialidade
ciberespaço
acidente
técnica
velocidade
produção
matéria
mediatização
distanciação
crítica
dimensão
desumanização
entusiastas
desvio
resistência
imperativo
pensar
ruptura
intensidade
mutação
industrial
contaminação
aproximação
imagem
retroação
totalidade
divisão
consequência
percepção
digital
ilusão

quinta-feira, dezembro 17

A Filosofia dos Ovnis - Manuel Curado

"Pondere-se o caso das narrativas sobre encontros com seres sagrados. As religiões parecem apontar para realidades fora dos seres humanos. Os textos de todas as religiões descrevem poderes não humanos. Porém, é impossível encontrar um único texto, um único parágrafo que represente qualquer coisa que não seja humana. Uma análise fina dos textos sagrados mostra constantemente estruturas humanas. Repare-se no vasto conjunto de textos sagrados que parecem mais afastados da experiência humana: as histórias da criação do mundo. Nas milhentas narrativas de criação do mundo de todas as religiões da Terra não há nada que não seja humano. Nós trabalhamos; os deuses fazem qualquer coisa para ocupar o tempo; nós procuramos perfeição; os deuses criadores criam perfeição; nós preocupamo-nos com os nossos filhos e com os nossos haveres; os deuses preocupam-se com a sua criação e com o que os seres criados andam a fazer. De facto, é difícil ou até mesmo impossível encontrar um único texto religioso que fale de Religião. Todos os textos religiosos ocupam-se das novelas da vida quotidiana de todos nós em versão bigger than life."

Texto Completo: AQUI

segunda-feira, dezembro 14

Casa de Oliveira Salazar - Natal 2015

(foto de Vítor Corveira)

Provocação? Admiração? 
Este será o lugar do futuro Centro de Estudos do Estado Novo. Assim o espero.

The Man with the Movie Camera(1929) - “O documentário está no cinema.”



Esta é a fonte do cinema Europeu. Quer se queira, quer não, este filme ainda hoje inspira gerações de realizadores e aspirantes ao mundo do cinema.
"Vertov alia a sua presença no filme e a presença do aparato cinematográfico à ideia de registar as pessoas sem que elas se apercebam."
Para um olhar mais atento: O Documentarismo do Cinema - Manuela Penafria (http://www.bocc.ubi.pt/pag/penafria_manuela_documentarismo_cinema.pdf)