sexta-feira, dezembro 16

Voltar para casa

Para muitas pessoas a entrada na faculdade é tempo de grande mudança.
É tempo de deixar a casa onde moraram, a família, os amigos, de deixar o seu quarto, a sua almofada ou aquele peluche que toda a gente guarda, mas que ninguém admite sequer ter.
Mas ter para onde voltar ao fim de uma longa semana, depois de aborrecimentos e problemas, quando já não se consegue aguentar mais nada, quando o cansaço é grande, deve ser uma óptima sensação. Viver num espaço físico diferente daquele em que se estuda é ter um lugar seguro para onde voltar, é parar para respirar antes de voltar à vida responsável que se deve ter.
Vibra-se com os feriados à 5a e à 3a - óptima oportunidade de voltar mais cedo para casa e de deixar de fazer coisas porque sim para passar a fazê-las porque realmente se quer; de voltar para a família, para os amigos, para o seu quarto, a sua almofada e até para aquele peluche que toda a gente guarda apesar de ninguém admitir tê-lo.
(aR - Lisboa)

7 comentários:

Guilherme Castanheira disse...

Desde já, a muito obrigada à Ana Rebelo, uma amiga que me acompanha desde a minha estadia em Lisboa.
Todo este tema do “voltar para casa” começou numa conversa amigável e que acabou em reflexões profundas sobre o estudar fora de casa e o estudar dentro de “casa” (cidade). O efeito é surpreendente e está escrito graças à cortesia da Ana. Para ela que incansavelmente me “atura” e tanta esperança me devolve, o meu muito obrigada.
ANA és uma talentosa!

p.s: como estudante de Língua e Cultura Italiana, ela tem também sido, uma percursora da mesma. (os amigos são para isso mesmo  )

Guilherme Castanheira disse...

A pintura tem o nome de "Descanso" e é de Oggui Alaniz :)

Ella disse...

És optimo nas descrições digo-te descreveste bues de bem o que uma pessoa semte estar num sitio durante 5 dias por semana onde te tentas adaptar sem sucesso porque no fim sabes que não é o teu meio mas mesmo assim tentamos para não passarmos os dias numa frustração demoniaca os fewriados e fins de semana são optimos para estar com quem realmente nos faz sentir em casa e no fim não deu para nada não estivemos com o pessoal todo não fizemos o que queremos fazer e o que planeamos durante a semana para esses dias livres que se resumem a meras horas comparada com a nossa ausencia... o pior é sentires o afastamento de ti mesmo dsas tuas origem porque não convives com os teus amigos o tempo suficiente já não se está a par de todas as novidades situações e ocorrencias ... quando chega o fim de semana somos bonbardeados pelo podre que teria acontecido nesses 5 e eternos dias... mas se formos a pensar são experiencias que nos fazem aprender a ser nos mesmos... beijo beijo, fica te na tua e ve lá se te vens mais para estes lados o ppl ja não te vê á culh*** :p

Guilherme Castanheira disse...

nao fui eu que escrevi

está lá escrito

deixa o alcool :D

beijos

Ella disse...

ou isso he he he he tass caga é do sono uma pessoa não da conta de tudo .... beijo beijo Ps: amanha á mesma hora /agora pensa lololo fica -te na tua que eu faço a minha

Anónimo disse...

Muito obrigada pelos elogios :) Foi um prazer partilhar as minhas "reflexões profundas" sobre este tema.A imagem ficou mesmo bem!(ah!pois é,fui eu que escolhi!)***

Anónimo disse...

ok, profundo...
depois de uns anos fora de casa começam a sentir que "lá longe" afinal não é assim tão longe e estar lá não é assim tão estranho... começam a sentir-se fartos da cidade emprestada, mas mesmo assim fica uma sensação estranha na hora de partirem de vez...
Então, quando regressam a casa, à VOSSA casa, que sempre foi a vossa casa, vão sentir que afinal não estavam tão estranhos assim, que se calhar, "lá" não era assim tããão longe... Mas só vão perceber que sentem a falta dos amigos quando nas conversas disserem "conheci um gajo... ganda maluko, ele na cozinha era uma desgraça... uma vez eu e o mário fomos dar com um tupperware de uma coisa podre no frigorífico... tivemos que deixar a janela da cozinha aberta a noite toda, e nem assim saiu o cheiro!!!" e dão conta que o pessoal com que passaram tantas "aventuras" nunca mais vai ser o mesmo...
Amigos, aproveitem o máximo de todos os momentos.
Abraços
W_S