quarta-feira, setembro 14

Festas da Cidade – Santa Comba Dão “Versus” Festas da Vila de Mortágua



Antes de mais … bem vindos

Enquanto assistia calmamente em Mortágua ao som de “Ala dos Namorados”, um amigo disse: “só «este» publico consegue suplantar as festas da cidade de Sta Comba Dão!” É obvio que a afirmação dele não me surpreendeu dado a enorme massa de pessoas que compareceram na semana toda em Mortágua, comparando de igual modo às que compareceram em Sta Comba Dão. Sendo eu de Santa Comba fiquei chateado porque a minha cidade é e vai ser sempre a minha cidade e não poderia ficar calmo ao reparar que este ano o cartaz era de uma qualidade notável, enfim… Analisando bem as coisas não me cabe a mim avaliar seja o que for, mas o que se passa e tem passado é incomparável. Todos sabemos que a quantidade não é sinónimo de qualidade e, nestes casos particulares a qualidade foi positiva e a quantidade também.
Em primeiro lugar Sta Comba Dão tem vindo a apostar na divulgação das novas tendências musicais e não só, exemplo disso foi a vinda dos “Plaza” que mais não são do que a nova “onda” do pop rock electrónico português e o pouco concorrido mas também bom concerto de divulgação do novo álbum que os Alcoolemia deram depois dos Plaza… quem não se lembra de Gomo ou até mesmo de Despe e Siga, é claro que a cultura musical que atravessa Sta Comba não dura simplesmente três dias mas sim todo o ano, certo? Se fôssemos fazer uma análise cultural de cada Município (Sta Comba Dão e Mortágua), A minha cidade estaria em vantagem. Ao contrário da divulgação de talentos das terras de Sta Comba (Ranchos folclóricos, tunas, e Filarmónicas e nunca esquecendo as bandas de garagem e não só; -SpitOut já editaram um álbum, mas que infelizmente nunca estão presentes), Mortágua apresenta-se sempre sob a forma dos Veteranos. Notável de nomes grandes como Jorge Palma a Mind a Gap e este ano com Ala dos namorados e xutos, Mortágua é o contraste positivo do que é um bom convívio. Na minha humilde opinião os dois Municípios foram os melhores entre os melhores, diferentes, arrojados e acima de tudo cheios de hospitalidade.
Aspectos negativos e positivos: a começar os concertos em Sta Comba começavam sempre muito tarde, e em Mortágua a festa perdia algum encanto depois dos concertos onde não existia uma after hours para continuar a embelezar o belo espaço em que nos encontrávamos. Por isso que mais ninguém ouse dizer que uma foi melhor que outra porque não é verdade. Santa Comba tem que perder o medo de assumir a sua identidade e exemplo disso é que, pelos vistos, ninguém gostou da festa… estranho este mundo em que nós, futuros Comandantes de um grande jardim à beira do Dão, temos pela frente.

4 comentários:

Guilherme Castanheira disse...

Não esquecer... Blunder em acustico dia 16 (sexta-feira)de Setembro.
22 horas, na sala de espectáculos da Casa da Cultura.


http://www.cm-santacombadao.pt/eventos/?sect=a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c

Anónimo disse...

Santa Comba Dão... Quanto ás festas, pelo que eu vi, nada de especial. Tinha uma coisa gira ou duas, um castelo insuflável, o que deve ter sido memorável para a criançada (até que enfim) montes de tendas dos marroquinos (já é tradição), e meia dúzia de gatos pingados pelas taskinhas - essas sim, com fartura! Aqui representado o espírito de Santa Comba Dão. Haja taskinhas que o povo até esquece as mediocridades que puseram em cima do palco (mas quem sou eu para criticar?).
Mortágua foi melhor? Parabéns.
Agora vamos lá é trabalhar em coisas que valem a pena, desenvolver as zonas industriais com vontade e estabilidade, pois para comer e beber, já há muito. Criem-se sim locais onde se ganhe aquilo que é bom e os bichinhos gostam! (que bichinhos? nós, por exemplo - e não tou a falar de casas de pu...!)
Quem sabe, se tivermos mais industrias, possamos pagar mais que um triste fino aos amigos (por acaso tou-t a dever um, não é?)
Abraços cordiais de um amigo deste fórum desde o primeiro dia.
NC

Mónica disse...

Não se pode estar bem disposto todos os dias, se assim fosse seríamos todos perfeitos e a vida seria desprovida de sentido.
Não querendo criticar, mas já estando a faze-lo, as mulheres não são todas iguais, ainda bem.
Da mesma forma defendo os homens é na diferença que se encontra, talvez, a razão de algumas mulheres correrem atrás de alguns homens.
Quanto às festas da sua terra, apesar de nunca ter assistido, pelo que está descrito, acredito que tenham qualidade e concordo plenamente quando diz que é necessário que Sta Comba assuma a sua identidade.

Blackmarrow disse...

Sim Santa Comba Dão, essa grande urbe musical!