quinta-feira, setembro 4

A voz da Irmã Glenda

Tenho medo das pessoas que são atraentes vocalmente. A atracção não tem que ser necessariamente visual ou estética, a voz por exemplo é um excelente meio de atracção. Tenho uma sensação quase inata de que as pessoas são tão bonitas (esteticamente) como a sua voz, porém engano-me sempre. Quando era mais novo, admirava muito a voz da Irmã Glenda, não pela sua mensagem musical ou espiritual porque não percebia muito de espanhol, mas aquela voz era impressionante e acalmava-me o espírito. Certo dia tive a oportunidade de -A ver ao vivo em Toronto. Como qualquer jovem acabado de sair da puberdade, aquela seria uma oportunidade de ver um “ídolo” ao vivo, é claro que estava nervoso, porque não saberia como aguentar a pressão de estar junto à mulher mais bonita do mundo, não que eu já a tivesse visto, não havia youtube, mas porque eu tinha criado uma imagem muito própria da sua beleza. Imaginava-a com uns belos cabelos ruivos e uma altura que me obrigava a olhar bem cá de baixo. As suas mãos seriam delicadas e o seu estilo seria o mais alternativo possível.
A história apresenta a voz como um feitiço capaz dos maiores feitos, sejam eles positivos ou negativos, no caso de Ulisses o canto das sereias tinha um poder de atracção (tentação), na liturgia a voz é a alma da oração. Pois bem, que se pode fazer quando se está encantado?
Tinha já planeado uma vida feliz a dois. Eu e a Glenda. Estava a chegar ao Exhibition Place quando vejo um grupo de jovens de diversas nacionalidades a rirem desalmadamente, ao passar junto a eles, o meu amigo Agostinho avisa-me que estava ali a Irmã Glenda. Por momentos, na minha ingénua imagem mental, julgava estar certo e perguntei-lhe se era a que estava com a viola às costas e que usava um belo aparelho com as cores do Peru. Mas não, a minha musa inspiradora, aquela que me acalmara durante anos o espírito inquieto era uma simples e modesta freira. Baixa, cheiinha, cabelos pretos e muito branca. A minha alma ficou parva. Voltara de novo para a condição humana. Como foi triste descobrir que a voz é única e solitária, e só a alma acompanha o que a voz alcança. Tive medo e fugi, não sei se do espanto pretensioso se da voz da Irmã Glenda. A voz pode ser ouvida mas não vista, aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

A tua é uma bela voz... que corresponde ao teu belo eu.