sexta-feira, agosto 22

A Liberdade de Existir (1/2)

Em 2005 os principais meios de comunicação europeus expunham uma verdadeira tragédia portuguesa. Mais mediático que a queda da ponte de Entre – os – Rios (2001), eram os incêndios que faziam o medo e o terror de milhares de pessoas.
Um verão escaldante percorria sem piedade matas, pinhais, florestas, casas e tudo que fosse inflamável. Nada fazia prever que aquele verão de 2005 fosse o início de uma revolta institucional e pública. Os homens portugueses pouco habituados a grandes alaridos naturais repararam o quão pequenos são perante a grandiosidade da Mãe Natureza. Portugal no ano de 2005 ficou com uma área ardida no valor de 91.627 ha. [1]
Passados três anos novas casas se implementaram, espaços verdejantes, e onde parecia impossível, seres vivos emergiam prontos a reclamar um habitat.
O que aconteceu verdadeiramente é a associação de um fenómeno grandioso e que deve ser levado muito a sério. Na Filosofia da Mente existem as chamadas teses emergentistas (que emergem), como por exemplo a Superveniência, o Epifenomenismo e claro está, o Emergentismo.
O Epifenomenismo afirma-se como uma solução primeira para o Fisicalismo onde as substâncias mentais conseguem emergir em propriedades físicas, isto porque os fenómenos mentais são diferentes dos físicos, existe uma causa – efeito (causalidade) entre o físico e o mental. O fenómeno mental não pode alterar nem causar um outro efeito físico. Estes fenómenos acompanham o corpo (físico), mas que não o influenciam, portanto é algo secundário. Por exemplo: Quando assistimos ao Rally de Portugal, ouvimos os carros ao longe a aproximarem-se, o fenómeno (corpo) é o funcionamento dos carros e o “roncar” é um fenómeno secundário que decorre da actividade do próprio veículo. O barulho não afecta o veículo, mas sim o contrario. O ruído é o Epifenomenismo do processo mecânico do automóvel (Fisicalismo).
[1] Estatísticas do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

2 comentários:

Anónimo disse...

E tu quando emerges?
Vejo-te submerso, emerso...

Anónimo disse...

morreste?

m_m