terça-feira, setembro 9

A Liberdade de Existir (2/2)

Uma outra tese apresentada por diversos autores é a da Superveniência. Como já foi referido atrás, o Homem existe como – Ser num mundo físico.[1] Existe um Dualismo, que faz com que o Corpo propriamente dito se apresente num nível básico da física, e os fenómenos mentais, como a consciência etc. emergem num nível superior da física.
A Superveniência apresenta-nos uma teoria em que os fenómenos de nível superior emergem dos de nível básico.
O relacionamento de propriedades provoca um estímulo irredutível, ou seja, a relação entre o físico e o não físico é inegável, porque existe uma ligação (Epifenomenismo).
Jaegwon Kim reivindica as propriedades que emergem do físico como o Fisicalismo da Superveniência. O grande paradigma dos Fisicalistas é não conceber um lugar para a mente e que esta não seja propriedade da mesma. Contudo, Kim vai mais longe e consegue de forma refinada expor a questão primordial do mundo físico. De onde vem o Físico? O mundo tal como o conhecemos é um conjunto de “nadas” que se juntam para formar propriedades de matérias agregadas em partes. A congregação física (Fisicalismo) é por si só uma Superveniência das próprias substâncias.[2] Como já vimos, estes níveis básicos da física (massa, forma, tamanho, electricidade etc.) mas àquilo que chamamos se sistemas complexos (organismos biológicos) parecem à primeira vista não – físicos, porque não são investigados ou estudados pelas ciências físicas. De acordo com isto os sistemas mentais (juízo, sentimentos, emoções…) são propriedades relacionadas à existência não - física.
Se a substância X emerge da Y então X apresenta-se como Y x 2? A Superveniência indica (supera) a independência, ou a maioridade atingida pelas propriedades mentais junto das físicas, ou seja, existe uma independência entre as propriedades “básicas” das “superiores”. A física fica de “fora” dos eventos mentais.
Kim devora todo este conceptualismo fisicalista porque analisa o fenómeno Humano na categoria da demonstração. Isto quer dizer que quando olhamos por exemplo para uma escultura, apesar de pedra o efeito trabalhado cria a emoção de ser belo ou não, eis a Superveniência resumida.
Epifenomenismo, Superveniência e Emergentismo possuem o mesmo grau de identificação. São na prática a mesma coisa, cujo papel é refutar de certa forma o radicalismo do fisicalismo reducionista. O Emergentismo foca a relação entre as partes, é precisamente nessa mesma união que surge a matéria sensível. Esta relação só pode ser solidificada perante várias possibilidades, como a necessidade de existir uma condição e uma espécie de conjuntura. Depois desta abordagem sistémica a dinâmica “emerge” dando a possibilidade aos “nadas” de se conseguirem articular para fomentar a capacidade de se tornarem propriedades novas.
Estas redes independentes podem ser vistas como um formigueiro. Onde a escala de cada habitat é visto como propriedades dos sistemas biológicos ou seja, emergentistas. A ideia trabalhada pelos actuais “emergentistas” é quase toda ela computacional e onde envolve questões sobre a Inteligência Artificial e da Computação.
Considere uma mesa de cozinha. Uma mesa parece ser uma entidade de seu próprio direito - grande, com uma forma particular, sólida, capaz de suportar objectos menores, e assim por diante».
Mas nós supomos também que esta é feita de moléculas, e, por sua vez, átomos, e, numa volta mais adicional, várias partículas sub-atomicas. Talvez a única realidade física é o swarm dos quarks, neutrões, e electrões que compõem a tabela, e todas as outras propriedades, do sólido, não dão forma, e assim por diante, não são mais do que manifestações das interacções entre aquelas partículas. [3]
É na computação de sistemas de informação complexos que o emergentismo se desloca para a contemporaneidade. Se na Superveniência os sistemas ditos complexos são de foro social e cognitivo, e onde o ente é analisado num ambiente do próprio sistema naturalista, o emergentismo tem o mesmo efeito mas em matérias e redes de produtos de propriedades novas e mecânicas ou artificiais. Porque o Futuro passa por tudo aquilo que esteja fora de uma manualidade. Assim, a nova ferramenta tem o nome de mente (criatividade).
Contudo, a definição mais proclamada sobre o emergentismo é a de uma visão da natureza estratigráfica, por camadas e essas camadas são dispostas em termos de complexidade de forma crescente.
[1] Referimo-nos a teses de Brian McLaughlin, Karen Bennett e Lloyd Morgan.
[2] K. Jaegwon, Mind in a Physical World, MIT Press, 2000.
[3] M. H. Bickhard e D. T. Campbell, Emergence in http://www.lehigh.edu/~mhb0/emergence.html. Todas as traduções apresentadas são da minha autoria.

Sem comentários: