domingo, março 31

Oquestrada - Eu e o meu país

Eleições autárquicas 2013 – Santa Comba Dão - Identidade

Dos dois candidatos, oficiais, a Santa Comba Dão para as autárquicas 2013 pouco ou nada há a dizer.
Para aqueles que ainda se revêm naquele espirito democrático pós revolução, onde as eleições são sinonimo de mudança e esperança, os candidatos, tanto do ppd/psd ou ps não emocionam muito. Tanto a esquerda como a direita não podem emocionar nem tampouco apaixonar o seu eleitorado que não se revê nas instituições camararias. Vai ser difícil, numa época tão conturbada como a que vivemos; desemprego, salários baixos e auto – estima em decadência, solicitar aos habitantes o voto para um projecto.
Que podem os candidatos fazer para promover uma salutar convivência entre os habitantes e as instituições? Em primeiro lugar: não podem nem devem fazer nada. O grande erro dos nossos políticos (regionais) tem sido esse mesmo – o de promover uma empatia com instituições, quando deveria ser o contrário, isto é, dever-se-ia promover uma empatia com a região. Uma atitude desta natureza devolveria a identidade que a nossa terra perdeu.
Continuamos, ano a pós ano, a ser a terra de Salazar, a terra em que toda a gente passa mas não pára, a terra bonita mas exclusiva de uma minoria, isto porque, a grande maioria, saiu em busca do emprego e das oportunidades que a própria terra deveria construir. Como conseguimos apostar numa marca nossa quando não existe nenhum ponto positivo de referência?
Mas, para aqueles que dependem, exclusivamente, de promessas politicas e, instituições camarárias, estas eleições vão ser uma luta entre a manutenção de um “tacho” ou a eliminação do mesmo.
Estou ansioso para ouvir as propostas que os nossos líderes têm para dizer. O inverno está a acabar.

sexta-feira, março 29

Revolution (tv) Não é sensacional mas ...

Eric Kripke não é propriamente aquele rapaz curioso e bem disposto que gosta de explorar sentimentos e emoções peculiares que só os humanos conseguem dar, já o tinha provado em Supernatural. O criador de Revolution (série de televisão) pegou na ideia antiga de -  Como sobreviveríamos se todos os objetos elétricos e não elétricos deixassem de funcionar?
Primeiro: já vivemos tempos desses e, sobrevivemos!
Segundo: Ok, agradeço o fato de me lembrarem que vivemos dependentes da máquina.
Terceiro: colocar, em ambiente apocalíptico um grupo de sobreviventes bonitos e sexys não ajuda muito, isto porque, tira o típico "realismo" do sci-fi e, não só, quando substituem a narrativa por personagens bonitas o resultado pode ser frustrante. 
Lost, por exemplo, tinha gente bonita e uma narrativa equivalente. Battlestar galactica tinha gente menos bonita mas que possuía força na caracterização e na narrativa.Já Revolution peca por não ter nenhuma dessas variáveis, exeptuando os únicos bonitinhos da série, claro está, os sobreviventes. Em Revolution só sobrevive quem é bonito. 
No futuro não há espaço para os feios e inteligentes. Só para, supostamente, inteligentes e bonitos. Darwin iria gostar dessa conceção.
J.J Abrams gostou da ideia de um futuro sem energia, mas podia explorar isso num único filme e não perdia mais tempo com isso. Agora uma série de televisão explorar essa velha ideia? 
Revolution não é sensacional mas podia responder à inovação que se pretendia numa narrativa desta natureza (condição humana / sobrevivência), podia porque tem talento humano para isso.
Tenho dúvidas da sobrevivência de Revolution na televisão. Tempos maus se avizinham.

quinta-feira, março 21

"CHINA IS ENGINEERING GENIUS BABIES"


Depois de ler ESTA noticia fiquei bastante satisfeito com o futuro da China. Ora, não é que estes cavalheiros estão a criar bebés sobredotados?!

Claro que não irei debruçar-me muito sobre as implicação éticas ou usar analogias ao Admirável Mundo novo de A.H, nem tampouco, a Fringe. 
Fica sempre a questão: que raio está a pensar o governo chinês quando bebés génios começarem a actuar civicamente no seu país? Serão eles capazes de derrubar uma ditadura? 
Já imaginei as vantagens de ter crianças geniais no meu pais, uma delas é a poupança que o estado iria ter na educação. Se calhar compensa criar génios.