Logo quando nascemos é-nos dado um nome. Chegando à adolescência é-nos atribuído um número. Já ao entrar na vida adulta é-nos dado mais números (Carta de condução, NIF etc.) Só depois de morrer é que voltamos outra vez a ser um nome, isto no nosso epitáfio. Esta “Identidade” é a característica mais preciosa do mundo em que vivemos. Sem esta “Identidade” fazíamos parte integral do mundo físico. A Consciência e a Mente do Homem encontram-se a um nível superior do Fisicalismo “básico”.
O Monismo diz-nos que Mente e Corpo estão unidos na mesma substância. O Dualismo afirma que a Mente e Corpo estão separados. Segue-se o Vitalismo que apresenta uma solução interessante, onde declara que a diferença está nas propriedades animadas e inanimadas. Esta posição afirma também que nas propriedades animadas existe uma força de “nível superior” que move-se num “impulso vital” longe de um sistema físico onde os movimentos e acções do corpo são ocorrências físicas ou mecânicas, é como se vivêssemos todos num sistema mecânico. [1]
O problema da identidade não é próprio da filosofia contemporânea, é, antes, um tema que acompanha toda a história da filosofia. O que faz com que um sujeito seja um sujeito? Que indivíduo é este que eu sou? Em que circunstâncias é que uma pessoa, existindo num determinado tempo, é idêntica a outra pessoa (a mesma pessoa) existindo num outro determinado tempo? O que entendemos por pessoa? Como é que a pessoa persiste ao longo do tempo? O que faz de mim uma pessoa, o meu corpo, o meu cérebro ou os meus estados mentais? Estes são exemplos de questões relacionadas com a identidade pessoal.
Identidade não é algo de físico, mas será que apresenta-se como algo metafísico com contornos que influenciam o espaço, o físico? Conseguimos entender que este eterno laço “afectivo” é dualista, mas ao contrário da mutabilidade das propriedades físicas, a identidade permanece fiel a si mesma. Renegociar esta aparente forma de permanecer no mundo vai tornar seguras as teorias emergentistas.
Foi Severino Boécio, no século V, a usar o conceito persona para se referir à identidade do ser humano, define pessoa como uma substância individual de natureza racional: «Persona est naturae rationalis indivudua substancia». Santo Agostinho identifica a pessoa com o eu. E questiona: «Quem sou eu, meu Deus? Que natureza sou eu?[2]
Já na época moderna, Descartes cinde o homem em duas substâncias, a corporal, extensa e a mental, e atribui a esta última a “essência” da pessoa. Na contemporaneidade, a experiência hipotética de “brain-state transference” tenta averiguar o que aconteceria se, se conseguisse descarregar todo o conteúdo mental, incluindo o carácter, valores e memórias e depois imaginemos que por meios de alta tecnologia conseguíssemos trocar os conteúdos mentais de um indivíduo para outro. Desta forma, os conteúdos mentais de um indivíduo passariam para um outro corpo. A questão que se coloca é a seguinte: será que o critério para definir o que é a identidade é os conteúdos mentais ou o corpo? Será que a pessoa num novo corpo é a mesma que a pessoa que tinha antes um corpo diferente? Ou o corpo é inextricável da noção de identidade?
[1] H. Bergson, A Evolução Criadora, Edições 70, Lisboa, 2001
[2] Santo Agostinho, Confissões, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 2000
O Monismo diz-nos que Mente e Corpo estão unidos na mesma substância. O Dualismo afirma que a Mente e Corpo estão separados. Segue-se o Vitalismo que apresenta uma solução interessante, onde declara que a diferença está nas propriedades animadas e inanimadas. Esta posição afirma também que nas propriedades animadas existe uma força de “nível superior” que move-se num “impulso vital” longe de um sistema físico onde os movimentos e acções do corpo são ocorrências físicas ou mecânicas, é como se vivêssemos todos num sistema mecânico. [1]
O problema da identidade não é próprio da filosofia contemporânea, é, antes, um tema que acompanha toda a história da filosofia. O que faz com que um sujeito seja um sujeito? Que indivíduo é este que eu sou? Em que circunstâncias é que uma pessoa, existindo num determinado tempo, é idêntica a outra pessoa (a mesma pessoa) existindo num outro determinado tempo? O que entendemos por pessoa? Como é que a pessoa persiste ao longo do tempo? O que faz de mim uma pessoa, o meu corpo, o meu cérebro ou os meus estados mentais? Estes são exemplos de questões relacionadas com a identidade pessoal.
Identidade não é algo de físico, mas será que apresenta-se como algo metafísico com contornos que influenciam o espaço, o físico? Conseguimos entender que este eterno laço “afectivo” é dualista, mas ao contrário da mutabilidade das propriedades físicas, a identidade permanece fiel a si mesma. Renegociar esta aparente forma de permanecer no mundo vai tornar seguras as teorias emergentistas.
Foi Severino Boécio, no século V, a usar o conceito persona para se referir à identidade do ser humano, define pessoa como uma substância individual de natureza racional: «Persona est naturae rationalis indivudua substancia». Santo Agostinho identifica a pessoa com o eu. E questiona: «Quem sou eu, meu Deus? Que natureza sou eu?[2]
Já na época moderna, Descartes cinde o homem em duas substâncias, a corporal, extensa e a mental, e atribui a esta última a “essência” da pessoa. Na contemporaneidade, a experiência hipotética de “brain-state transference” tenta averiguar o que aconteceria se, se conseguisse descarregar todo o conteúdo mental, incluindo o carácter, valores e memórias e depois imaginemos que por meios de alta tecnologia conseguíssemos trocar os conteúdos mentais de um indivíduo para outro. Desta forma, os conteúdos mentais de um indivíduo passariam para um outro corpo. A questão que se coloca é a seguinte: será que o critério para definir o que é a identidade é os conteúdos mentais ou o corpo? Será que a pessoa num novo corpo é a mesma que a pessoa que tinha antes um corpo diferente? Ou o corpo é inextricável da noção de identidade?
[1] H. Bergson, A Evolução Criadora, Edições 70, Lisboa, 2001
[2] Santo Agostinho, Confissões, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 2000
1 comentário:
interessante a questão da identidade. Nos por ca temos o Paulo Galvão que coloca essa mesma questão ( pós-religiosa) de se seremos o mesmo num corpo diferente...
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