quinta-feira, agosto 17

Quanto custa a caridade?

Quero começar este devaneio com o sinonimo de caridade :”amor ao próximo, benevolência, esmola, compaixão…”, mas numa altura tão consumista e cujas saudades já me estão a apertar e falo obviamente das campanhas das grandes superfícies comerciais que dentro em breve estarão a rebentar em todos os meios de comunicação da forma mais patética e delirante com o tema -“Regresso às aulas”, é importante referir um tema que me tem alertado a consciência. Quanto custa a caridade? Se retirarmos toda a conotação significativa que a palavra ou a acção tem, ficamos com o quê? Tudo. Caridade existe todos os dias sem que nos apercebamos, mas numa época (acho que sempre foi assim) em que tudo se paga e em que as pessoas parecem que necessitam de pagar como forma de caridade ou sei lá porquê, fico inquieto com a esmola, porque se as pessoas praticam a caridade e depois começo a reflectir de forma compulsiva sobre o verbo praticar e entro num marasmo antagónico de sensações que me enlouquecem, até mesmo enquanto escrevo este post fico raivoso, não percebo, devem ser das hormonas do pré regresso às aulas.
Toda esta problemática começou à uns tempos, no funeral de uma tia minha, em que eu lia de forma descontraída -A queda de A. Camus, junto a um riacho refrescante que vinha dos verdes lados do Caramulo, mas enquanto lia -a queda, o autor referia que adorava praticar caridade, mas não era uma caridade qualquer, era quase como uma vontade infernal de ajudar o próximo, ele era um caça caridades, é claro que isto deixava-me a rir loucamente e com vontade de me afogar para não ter que envergonhar mais os últimos visitantes da minha tia. Queria tanto ser como ele, falo do anjo que entretanto levava solenemente a minha rica tia, que era irmã da já falecida Glória, minha avó. Mas acho que Camus não queria que o seguíssemos na caridade, aquilo era mais uma critica inteligente à sociedade da época que se mantém actual. Quando se faz ou pratica caridade, não devemos nem podemos olhar para trás, não. A caridade não se compra, dá-se de forma canibalesca, como?
Experimentem.

7 comentários:

Anónimo disse...

yahhhhhhhh :P

Anónimo disse...

"Nunca passo, de noite, numa ponte. (...) Suponha, no fim de contas, que alguém se atira à água. De duas uma, ou o senhor o segue, para o tirar e, em tempos de invernia, expõe-se ao pior, ou o abandiona a sua sorte(...)." (A Queda)
Gosto de imaginar uma caridade instintiva, não pensada, não sentida.
Acreditas que exista?

Anónimo disse...

olá

A caridade nos nossos dias é para mim uma corrida pela glória propria, em que cada um tenta impor ao mundo as suas qualidades morais e tenta sempre colocar o outro em situação moralmente inferior.Não sei se ainda conseguimos sinceros com a caridade não sei se nos importa, não quero parecer desumana mas por exemplo no metro de lisboa existe um cego que insiste em fazer o seu peditório na hora de ponta e toda a gente se contor se para não lhe tocar.A situação é ridicula para os dois lados. tenho k ir jantar continuo o raciocínio depois mas o é certo é que existem muitas "caridades" desde a que vemos na Oprah até à que vive connosco.

Anónimo disse...

como é que passas te da publicidade para a caridade?

Anónimo disse...

bahhhhhhhhhh
e comunicares nao ?
:)

Anónimo disse...

*

Anónimo disse...

caridade...pq há necessidade de falar em caridade nos dias de hj?ñ deveríamos nós fazer parte de 1 sociedade de partilha?uma sociedade de dar e receber constante, sem esperar 1 'obrigada' ou 1 'se faz favor'?se assim fosse ñ teria lógica falar de caridade...
por ex. axo q já tds ajudámos 1 irmão/irmã monetariamente, ou a sair de 1 situação complicada...tb consideramos isso caridade?nem por isso...penso q isso é somente o q está + certo e se deve fazer...então e ñ somos tds irmãos?filhos do mm Deus ou produto da mm matéria?então penso q ñ se trata de caridade, mas de 1 partilha com o próximo...
ñ seria este 1 mundo ideal, se tds tentássemos partilhar 1 pco do q é nosso com os outros, sem pensar no custo implicado nessa partilha?...Quanto custa a caridade? a meu ver, ñ devia haver caridade, e mto - imaginar sequer q ela teria algum custo...mas isso sou eu, e quem sou eu se ñ 1 pessoa a viver no seu 'mundinho'...