domingo, agosto 21

Expressão


Ao exprimir-nos corremos um risco...mas quando nos calamos, estamos a demitir-nos da verdade.
Que horror!
Isto parece aquela música dos Clã...


Não Essencial



Essência significa o que é, "o que verdadeiramente é". Numa linguagem filosófica, o conceito de essência assume aquilo pelo qual o ente é determinado  a estar presente ou ausente. Já Essencial é o que constitui a essência. 
Muito difícil? 
Eu sei, para mim também. 
Ironicamente, estes conceitos foram explorados, de forma muito rigorosa, por um povo, que mais tarde se veio a perceber, não ter entendido o que é a essência e o essencial, reduzindo tudo à sua volta em algo não-essencial.

sexta-feira, agosto 19

Remedios Varo Uranga - Dead Leaves


Os nossos desejos e experiências devem ser interpretados da forma mais radical possível, sem complexos. 
Não podemos viver como a ruiva que Remedios Varo apresenta em "Dead Leaves": cujo desejo de desconstruir o passado em busca de uma consolação poética que leva a uma negação modelada da sua própria vida, isto é, da sua experiência. 
Saibamos interpretar, não sentados, nem sozinhos, o radicalismo que foi e é a nossa vida. 
Uma ruiva, com aqueles atributos, incapaz de se ligar aos outros, precisa, inevitavelmente, de algo mais...algo que a leve a construir e a assumir os seus desejos... Afinal, desconstruirmos para construir, certo? 

quinta-feira, agosto 18

Por onde andas?


Normalmente, o que mais desejamos é o que mais nos aterroriza.

segunda-feira, agosto 15

Maturidade da consciência


Maturidade da consciência:

Encontrar o lugar certo para nós (eu e ela), e vi-ver a banalidade do dia-a-dia como uma bênção.

quinta-feira, agosto 11

Descobrir o estóico que há em nós


Só um estóico consegue conceber a ideia de dor no amor. Só alcançamos a felicidade se percebermos como o outro funciona e, a partir daí, viver como se de uma maratona eterna se tratasse. O pior é que nem todos querem ser estóicos, mas todos querem a felicidade sem dor. Quem não quer?

terça-feira, agosto 9

Felicidade enclausurada


Imaginemos que teríamos 300 caracteres para conseguir atrair a mulher da nossa vida. Que palavras usar? O que reforçar; riqueza e promessas? Escrever o que valorizamos - ou não- na pessoa e aquilo que somos e o que não somos, mas ansiamos ser ou ter? Poderá o amor caber num espaço de 300 caracteres?

(usei 300 caracteres para escrever este texto)

domingo, agosto 7

Guarda de Objectos


Na Filosofia o Objecto, é aquele que se opõe, o que a-parece em frente ao sujeito, numa análise redutora, é tudo aquilo que não é consciente, por isso é que fica de fora do sujeito, do que verdadeira-mente interessa, mas que ainda assim possui a capacidade de ser guardado, catalogado, apreendido pelo sujeito. Ainda bem que existem lugares com sujeitos que guardam objectos, os nossos objectos.


A foto foi tirada no estádio do dragão, Porto.

sábado, agosto 6

Os Inúteis de Fellini e a fabulosa despedida com sabor a prelúdio.

 
A nossa vida é um conjunto de rotundas; umas maiores, umas mais pequenas, umas com mais ou menos saídas.
Uma rotunda presume uma entrada e uma saída, existe para facilitar quem anda na estrada, quem se movimenta, consegue criar a ilusão que somos livres e cuja decisão do caminho é nossa
Moraldo, grande Moraldo. Aquele desassossegado que em Os Inúteis de Fellini provoca o nosso espírito a fazer algo, a reflectir sobre a nossa rotunda.
Fellini, através de Moraldo, não nos diz como sair da rotunda, vai mais longe, diz-nos que quando pensamos na rotunda, na nossa rotunda, é sinal que já estamos fora dela, um sintoma de que encontramos-nos a caminho do desconhecido, numa espécie de salto de fé existencial.
Moraldo, na sua despedida com sabor a prelúdio, enquanto se despede de Guido, fica constrangido por não saber qual o seu destino. Este é o momento, é a chave da nossa natureza inquietante, mais do que saber para onde vamos, temos que ir, temos que embarcar, confiar na rebeldia do nosso espírito e seguir rumo ao sossego, porque sentindo o desassossego, conseguimos escutar, e escutando, conseguimos partir.
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G: Se não sabes para onde vais, porque vais?
M: Não sei. Tenho que sair daqui, tenho que partir.
G: Mas não estás cá bem?
M: Adeus Guido...
:
Bem Vindo, Moraldo!

quinta-feira, agosto 4

Desejos


Platão dizia que "os três desejos de toda a gente são: ter Saúde, ser Rico de modo honesto e ser Belo". Eu cá contento-me com o ser Belo, não se pode ser tudo, certo?

quarta-feira, agosto 3

Cônscio


Nada lhe escapa. É espelho da alma, da natureza humana, dizem. Consegue aproximar, consegue afastar, consegue identificar, mas também consegue odiar. O Olhar, sim, esse elemento transversal a todos nós. Aquele cujo "outro olhar" expõe, que nega, que possibilita e aponta ao próprio a ilusão da verdade e do espaço. Vivemos em lugares de olhares, de variados olhares disfarçados de azuis, castanhos, cinzentos, verdes e negros, todos eles olhares disponíveis a reduzirem-nos ou a transcender-nos.
De olho em ti e de olho em mim, é assim na terra dos olhares.

terça-feira, agosto 2

Acerca da Espera


Esperar pressupõe uma chegada, um acontecimento, portanto! Existe uma condição na espera. A melancolia é a condição que dinamiza a espera, vejam o caso de Penélope; aquela que entrelaça fios sob fios, aquela que des-constrói presentes, construindo futuros. É nesta temporalidade que a espera se opõe à melancolia, reduzindo e transformando a esperança em confiança porque só com confiança, num futuro desentrelaçado, conseguimos esperar no presente. O que esperamos nós? Mas mais importante que o que esperamos é como esperamos.

segunda-feira, julho 25

sexta-feira, julho 22

A dança dos pés canhotos



Video filmado numa NIKON D3300 a 21-07-2016 em homenagem a Robert Bresson.

quinta-feira, julho 21

Mãos segundo Robert Bresson



A cinema deverá, mais do que uma imitação da realidade (mimésis), deverá ser autentico na forma e no acto de criação de valores que possibilitem a construção de uma linguagem ilimitada, mas ponderada.

quarta-feira, julho 20

Victoria e o plano sequência




Victoria é um filme realizado em plano sequência.
Victoria é uma personagem com uma carência afectiva (solidão + incompreensão = carência por cumplicidade). 
No entanto, esqueçam lá a Victoria... aliás, esqueçam as personagens do filme.
Fui ver o filme por mera curiosidade intelectual. Queria ver como o realizador Sebastian Schipper se saiu, tecnicamente, com o desafio de filmar 2 horas e 20 minutos em plano sequência.
Apesar da narrativa do filme ser pobre, muito pobre, o exercício cinematográfico apresentado pela equipa de Schipper irá, certamente, colocar Victoria na história do cinema europeu.
O filme pode ser, na minha perspectiva, entendido com a forma como olhamos o movimento. Mais; estamos tão obcecados com a técnica e com o fluxo que daí deriva que nos esquecemos da imagem real, da vida real, das pessoas reais.
Victoria é o sintoma da experiência estética e da metodologia que encerra a lógica da experiência humana é, portanto, um vislumbre daquilo que já foi o cinema clássico, i.e., a técnica sobrepõe a natureza dialéctica das personagens sem que haja possibilidade de vinculação entre as mesmas.
Mesmo assim, Victoria é um bom exercício cinematográfico, mas não passa disso, infelizmente!

segunda-feira, julho 11

Billions [T1 EP5]


"Perguntar o que uma pessoa é, abstraindo-nos da sua própria auto-interpretação, é formular uma questão fundamental mal orientada, para a qual, em principio, não poderá haver resposta. Nós não somos eus da mesma forma que somos organismos, nem temos eus da mesma forma que temos corações e fígados."

-Charles Taylor, Sources of the Self

quarta-feira, julho 6

Søren Kierkegaard - Definição de Homem


O homem é espírito. Mas o que é espírito? É o eu. Mas, nesse caso, o eu? O eu é uma relação, que não se estabelece com qualquer coisa de alheio a si, mas consigo própria. Mais e melhor do que na relação propriamente dita, ele consiste no orientar-se dessa relação para a própria interioridade. O eu não é a relação em si, mas sim o seu voltar-se sobre si própria, o conhecimento que ela tem de si própria depois de estabelecida. O homem é a síntese de infinito e de finito, de temporal e de eterno, de liberdade e de necessidade, é, em suma, uma síntese. Uma síntese é a relação de dois termos. Sob este ponto-de-vista, o eu não existe ainda.


-O desespero humano: doença até à morte